Dom Donald Sanborn diz que a CMRI deve ser Suprimida


Por Stephen Heiner

S.H. Então Vossas Excelências discordam de algo que ainda não foi resolvido, que é como ele não é o Papa. Vossas Excelências são capazes de concordar com o princípio de que ele não é o Papa.

Bp. S. Que ele não é o Papa flui diretamente dos princípios da Fé.

S.H. Então uma vez que Vossas Excelências concordam com isso, é por isso que trabalham juntos.

Bp.S. Sim.

S.H. O que Vossa Excelência pensou quando foi abordado pela primeira vez sobre isso? Houve alguma hesitação? Vossa Excelência ponderou nisso por um tempo?

Bp.S. Não, não hesitei. Eu estava muito preocupado com a situação dos bispos naquele tempo.

S.H. Então Vossas Excelências não teriam incluído o Bispo Pivarunas?

Bp.S. Não por mim. Eu não quero atirar pedras no Bispo Pivarunas. É que eu...e eu já disse isto para eles; isto não é falar nas suas costas...eu não quero estar envolvido com a CMRI, e a razão é que eu penso, e eu já lhes disse isto, que eles deveriam ser suprimidos, não por falta de virtude entre seus membros, mas pelo fato de que eles foram fundados por alguém de caráter vil. Eu não sei se você percebeu que quando vazou toda a publicidade sobre o fundador dos Legionários, houve um comentário de que este homem não poderia ser o fundador desta organização, e que esta organização deveria ser suprimida porque não se pode haver isso.

S.H. Bem, eles simplesmente vão reescrever a história e dizer que ele não foi o fundador. É isso que eles vão fazer. Será o Stalin. Eu fiquei com a Legião por algumas semanas quando era mais novo. Eles são muito bons nessa coisa de 1984.

Bp.S. Bem, será uma mentira. Ele foi o fundador e ele era um homem imoral de várias formas e não se pode ter isso na Igreja. Não se pode ter um fundador de uma organização que propõe santificar homens e mulheres que era um completo canalha.

S.H. Então, aplicando estes mesmos princípios à CMRI, o que então eles fariam? Eles deveriam simplesmente reconstituir-se como uma ordem religiosa nova?

Bp.Sp. Eu penso que por causa do escândalo do fundador, esta organização deveria ser dissolvida e que todos os membros da CMRI se reúnam para formar uma nova organização.

S.H. Eles não já fizeram isso, reescreveram alguns documentos ou algo assim?

Bp.S. Não que eu saiba, mas em qualquer caso, para eu considerar qualquer relação com eles como bispo, gostaria que eles dissessem “dissolvemos a CMRI”.

S.H. Como eles responderam quando Vossa Excelência disse isso a eles?

Bp.S. Eles sentiram que isso não era necessário.

S.H. Talvez por que sentiram que sua congregação entendeu que era um mau elemento e que nos livramos dele então podemos seguir em frente?

Bp.S. Sim, e esse é o porquê do Bispo Pivarunas não ser uma opção.

S.H. E quanto aos leigos, no que diz respeito a assistir à suas missas ou ir em retiros? Vossa Excelência está de acordo com isso? Vossa Excelência está falando sobre cooperação como um bispo e trabalhar em iniciativas, mas e quanto a ir à missa? Está preocupado com isso?

Bp.S. Penso que nos pontos essenciais do Vaticano II e de Ratzinger...Bem, deixe-me ir com calma. Eu diria que na maioria dos pontos essenciais, eles têm uma posição aceitável. Nós discordamos bastante deles sobre a questão Una Cum, e eu diria que a questão Una Cum é um ponto essencial. Se eu fosse dizer a alguém que pode ir à sua missa, eu colocaria a ressalva que eles não devem dar ouvidos à sua posição na questão Una Cum.

S.H. Vossa Excelência acha que eles têm propensão para falar coisas desse tipo do púlpito?

Bp.S. Eu realmente não sei. Eu não tenho contato...

S.H. Para mim, isso não parece ser do tipo deles.

Bp.S. Eu sei que eles aconselharão às pessoas que elas podem ir à FSSPX em caso de necessidade.

S.H. Necessidade significa?

Bp.S. Não ter nenhum outro lugar para ir.

S.H. E por que Vossa Excelência acha isso problemático?

Bp.S. É problemático pois a missa em união com Ratzinger é então postulada como moralmente aceitável, e se é moralmente aceitável deveríamos então aceitar o Vaticano II. A lógica vai diretamente aí. Se ele é o papa –– e você proclama que ele é o papa na missa una cum –– então ele tem todas as prerrogativas do papado. Uma dessas é alterar a liturgia da maneira que ele quer e temos de a aceitar, porque a Igreja não pode errar em disciplinas universais. Se essa é a sua mensagem, de que esse homem não é papa, se essa é sua posição, sua posição pública, ela faz picadinho do Movimento Tradicional. Por isso digo que é um ponto essencial. 

Artigos mais Lidos por RadTrads